A Abóbora-d'água é uma planta cucurbitácea e também pode ser conhecida como melão-de-inverno. É uma trepadeira tropical anual originalmente cultivada no sudeste da Ásia onde é utilizada, para além da culinária, para muitos outros fins designadamente culturais.
Na Índia por exemplo, a Abóbora-d'Água é pendurada à entrada das casas por se acreditar que tem um efeito purificador e por atrair energias positivas.
Aparência
A Abóbora-d'Água, quando ainda não madura, é revestida de pelos finos que desaparecem à medida que vai amadurecendo. A cor exterior pode variar entre verde escuro e cinza claro. As Abóboras-d'Água maduras são revestidas por uma pele cinza branca distinta. A forma da Abóbora-d'Água também pode variar entre redonda e oblonga.
Sabor
Valor nutritivo
Embora a Abóbora-d'Água seja composta principalmente por água (cerca de 96%), ela também apresenta uma variedade de vitaminas e minerais benéficos, incluindo vitamina C e vitaminas do complexo B, como niacina, tiamina e riboflavina. A Abóbora-d'Água também é uma fonte valiosa de minerais como ferro, potássio, zinco, cálcio e magnésio. A Abóbora-d'Água também fornece uma boa quantidade de proteínas, carboidratos e fibras alimentares.
Outros benefícios inerentes à Abóbora-d'Água são preconizados sobretudo na cultura iogue como por exemplo os efeitos benéficos para a mente, promovendo o estado de alerta natural e aumentando as capacidades intelectuais mas sem a agitação que pode provocar, por exemplo, o consumo de café ou outras bebidas energéticas.
O consumo de um copo de sumo de Abóbora-d'Água ao pequeno almoço, dar-lhe-á uma enorme quantidade de energia mas ao menos tempo mantê-lo-á calmo.
E você, já conhecia os benefícios da Abóbora-d'Água ?
Comentários
Enviar um comentário