A técnica de que vamos falar a seguir é uma técnica poderosa de meditação que o levará rapidamente de uma situação de stress para uma situação de paz interior e calma.
Esta técnica é baseada na coerência coração-cérebro, naquilo que alguns atletas chamam de estar "na zona" e pode ser definida em apenas 2 passos que você pode aplicar onde quiser, quando quiser.
Cada um dos passos envia, independentemente, um sinal para o nosso corpo informando que uma mudança específica para a paz e a calma foi posta em marcha. Combinados, os passos criam uma experiência que nos leva de volta para a harmonia interior que existiu nos primórdios da nossa vida, antes de começarmos a separar a rede que liga o nosso coração ao nosso cérebro devido a condicionalismos.
Passo 1 - Foco no coração e respiração estável
Concentre-se na área do seu coração e comece por respirar um pouco mais lentamente que o normal, como se a respiração viesse do coração.
Este passo é por si só uma técnica muito eficaz para usar em situações de stress ou de assoberbamento no dia-a-dia ou quando deseja simplesmente estar mais conetado com você mesmo.
Quando abranda a sua respiração, você está a enviar um sinal para o seu corpo, e em especial para o seu coração, dizendo que tudo está bem, que está seguro e que pode por isso centrar a sua atenção para dentro de você mesmo.
Passo 2 - Ative um sentimento positivo
Faça uma tentativa sincera para experienciar um sentimento regenerativo tal como o apreço por alguém ou alguma coisa na sua vida. Uma forma fácil de conseguir isso é lembrar-se de um local bonito onde tenha estado ou pensar em alguém que lhe é muito querido.
A chave deste passo é primeiro tentar ciar o melhor que puder o sentimento positivo e depois 'abraçar' esse sentimento.
A sua capacidade em suster esse sentimento determinará a qualidade da ligação entre o seu coração e o seu cérebro.
Como tudo na vida, com a prática em criar coerência entre o coração e o cérebro, verá que se tornará cada vez mais fácil encontrar a paz e o equilíbrio interiores. Além disso, quanto mais praticar esta técnica de meditação em 2 passos, mais natural lhe parecerá a sensação de coerência coração/cérebro. Em situação de maior stress será capaz de encontrar o equilíbrio mais rapidamente e mais resiliente se sentirá.
E você costuma meditar? Tem alguma técnica especial? Comente...
Comentários
Enviar um comentário